domingo, dezembro 03, 2006

Desilusão por Srta. Jones

Eu construí um castelo com as cartas que ele me deu. Você sabe o que dizem sobre castelos de cartas. Algum dia, inevitavelmente, eles vão cair. O dia chegou.

Eu tenho uma vocação para os casos perdidos. Eu sou aquela pessoa que resiste até o fim. Como a palmeira que o vento dobra mas nunca consegue quebrar. Eu sou assim.

Eu resisti, o mais que pude. Mesmo com a ventania, a tempestade, o sol escaldante e a chuva de areia nos olhos. Eu resisti. E o meu prêmio por chegar até o final foi uma declaração de desamor, arrancada à força. Ninguém resiste ao impulso de dizer que ama. Mas quem consegue admitir que não ama mais? Por que sobrou para mim a ingrata tarefa de ter que dizer a verdade, que não era nem a minha verdade? Eu ainda amo mas fui eu quem disse as palavras. "Você não me ama mais". É como dizer ao carrasco: "Eu mesma me enforco". A minha honestidade é mais forte do que o meu apego. Eu preciso deixar ir, e não ter esperanças de ver voltar. A esperança não pode me deixar cega. Não há espaço para a ilusão neste novo lugar em que estou.

As pessoas me dizem que não existe algo como não amar mais. Eu também não acredito nisso. Acredito em duas coisas: amar para sempre e não amar nunca. Ou ele me ama mas não consegue ver, ou nunca me amou. Estou inclinada a admitir a segunda hipótese. É a que me parece mais plausível. Os sinais estavam todos na minha frente, desde o começo. O desencanto era antigo, assim como o medo. Por muito tempo eu me senti como um desvio de percurso. Uma pessoa pode pegar quantos atalhos quiser, mas vai chegar o momento em que ela precisa olhar para a frente e caminhar em linha reta. Eu deixo de existir nesse exato momento. Eu sou só o desvio.

E assim eu sigo, exterminando ilusões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se você é só o desvio, é porque sempre foi o desvio. E sua estrada,na verdade, nunca foi aquela.
As ilusões fizeram com que você, e ele, talvez enxergassem errado. Certo?!
Desbrave a floresta a que o desvio - você - te levou. Climb every mountains e descortine todo o horizonte. Certamente você verá a verdadeira estrada e deixará de ser um desvio...



Ih! Eu hein. Que papo mais estranho esse. Considera não.