sexta-feira, setembro 16, 2005

Obsolescência por Srta. Jones

[Do lat. obsolescere, 'tornar-se obsoleto', + -ência.]S. f. 1. O fato ou o processo de tornar-se obsoleto. 2. Econ. Redução da vida útil e do valor de um bem (equipamento industrial, p. ex.) devido ao aparecimento de modelo tecnologicamente superior.

Das cinzas às cinzas, do pó ao pó. Tudo o que sobe desce. Nada é para sempre.
Quantos milhares de chavões conhecemos para falar de uma coisa só, uma coisa inevitável, pendente, que chega sem aviso ou que já se espera há muito? Todo mundo sabe o que é ficar obsoleto. Todo mundo um dia vai saber o que é ser obsoleto.

Você conhece algo, dá aquilo por certo, garantido. Como tudo o que é confiável, você espera que aquilo esteja sempre à disposição quando você precisar. Mas eis que algo sempre atropela a tradição. Um trator chamado modernidade.

Eu não sou contra a modernidade. Acho que, como qualquer outra coisa no mundo, ela é algo de que eu devo sempre tentar tirar o melhor, e se em algum momento ela se volta contra mim, eu a afasto até tudo voltar ao normal. Eu gosto de tv's, computadores, internet rápida, celulares de tela colorida e toques polifônicos. Mas se a evolução se transforma num jogo de rotatividade impossível de acompanhar, eu simplesmente desisto. É assim que se delineia o limite entre ser uma consumidora capitalista do Ocidente e um caso para os "Consumistas Anônimos".

Nunca abri mão de desejar e idealizar objetos que estão na minha vida antes mesmo de ter tamanho suficiente para comprá-los eu mesma. Até hoje eu adoro os Ursinhos Carinhosos, a Moranguinho (aliás, brinquedos que estão prestes a voltar para as lojas. Crianças, me aguardem), penso na época (que eu vivi, garanto) em que os cosméticos da Helena Rubinstein eram baratos (agora nem mais são importados no Brasil) e lembro do vídeo cassete da Philco-Hitachi (quando ainda existia a Philco-Hitachi). Cresci com crença e confiança em produtos que minha mãe (e provavelmente minha avó também) sempre avalizou. Pomada Hipoglós, Leite de Colônia, Creme Nívea, Creme Ponds. (Antes de continuar, não, esta "crônica" não foi inspirada no mais recente arroubo de saudosismo do Xexéo. Um caso real de "dei com a porta na cara" me motivou a escrever estas linhas.)

Eu sou alérgica, muito alérgica. Muitas pessoas já me perguntaram se eu uso cremes no rosto, porque, dizem elas, (um pouco de vaidade é preciso) eu tenho uma pele "ótima". Não, eu não uso cremes no rosto, justamente por ser tão alérgica que nem mesmo desodorante com fragrância pode entrar na minha higiene diária. Mas eu vivo numa cidade que, além de razoavelmente poluída, me presenteia com mudanças de tempo tão constantes quanto bruscas, levando meu rosto ao desagradável mundo do ressecamento (e das rugas prematuras em torno dos olhos). Sempre recorri às escolhas seguras quando se trata da pele do meu rosto, porque qualquer coisa ousada pode causar um erro fatal. O creme Ponds (assim como o Nívea que, verdade das verdades, não tem efeito nenhum no meu rosto a não ser uma oleosidade indesejável) foi uma dessas escolhas seguras quando eu tinha os meus 15, 16 anos. Era uma coleção de potinhos charmosos, baratos e que duravam uma vida. E que realmente funcionavam.

Pois bem, o tempo passou, o Rio não mudou e muito menos a minha pele alérgica. Então eu ainda enfrento as eventuais placas vermelhas e descamações com desconfiança nos produtos muito modernos e fé nos creminhos velhos de guerra de farmácia. Nada realmente faz milagres, e nada até hoje salvou completamente a minha pele dos acessos de alergia (a não ser a pura sorte e os genes), mas eu sempre soube que podia contar com uma ou duas opções que amenizariam o problema. E eu precisei de uma dessas soluções há uns meses atrás. E eu não encontrei.

Sempre acreditei que esse dia iria chegar. DMAE, Vitamina C, todas essas novidades que emplacam, ano após ano, nas prateleiras de (cada vez mais) farmácias - tornando, senão banais, pelo menos um pouco menos inacessíveis as águas da fonte de juventude que jorra com cremes que custam entre R$100 e R$900 - iriam derrubar, um por um, os que ficassem para trás no jogo darwinista da tecnologia. O creme Nívea, eu imagino, ainda se agüenta nas pernas porque a cada ano o laboratório na Alemanha adapta alguma novidade que já é notícia velha no circuito dos cosméticos de luxo. Mas o que fazer quando tudo que você põe no mercado são produtos para o rosto que já têm centenas de similares mais chamativos e "eficazes" (leia-se "propaganda mais sensacionalista")? Mesmo que esses similares não estejam à altura, a propaganda é a alma do negócio, e se você não muda a embalagem e chama alguma atriz para fazer o comercial na tv, seu produto já era, baby. Você perdeu.

E eu perdi. Fui à farmácia um dia, cheia de esperança, procurei nas prateleiras de cremes, procurei até em outras prateleiras, até que resolvi perguntar a uma vendedora. "Vocês têm Creme Ponds? Aquele dos potinhos pequenos?", e ela responde "Ih, já faz um tempo que não vem aqui pra loja." (Tá, isso acontece, você quer um determinado produto e tem certeza de que vai encontrá-lo em qualquer lugar, mas não encontra em lugar algum. Não quer dizer que o tal produto não exista mais, é só um problema na distribuição ou coisa que o valha.) Eu não desisto, vou a outra farmácia. Procuro nas prateleiras, não acho. Pergunto à vendedora. Ela responde:


"Saiu de circulação."


As três palavras mais aterrorizantes que você pode ouvir num momento desses. Mas não é possível. Como assim, "saiu de circulação"? Deve haver algum lugar que ainda tenha o creme no estoque. Eu não posso estar tão atrasada assim na novela da evolução tecnológica. Então, eu vou à outra farmácia. Nem olho direito nas prateleiras e já vou perguntando à senhora de uniforme. "Não é fabricado mais, não tem não."

É. Como o fim de um romance, acabou. Não tem volta. O seu produto dos sonhos de infância sumiu no mundo e não deu notícias. Desista. Compre a primeira coisa de aparência confiável que você encontrar. No seu íntimo você sabe que nada nesse mundo é substituível mas a necessidade faz a mulher e você precisa. Se não servir, continue procurando. Perde-se o sapatinho de cristal, mas sempre se pode encontrar um chinelinho de dedo que alivie a dor daquelas bolhas que o sapato lindo, maravilhoso, novo e duro te deixou. Nessas horas, e para o resto dos dias, vale sempre mais um chavão. "A vida é um eterna busca."

6 comentários:

Anônimo disse...

ola! meu nome é lia e eu TINHA orkut. só que sempre te via comentando nas comunidades de gilmore girls e pensava... sei la, será que alguém nessa comunidade é realmente legal?

gosto também de gilmore girls pelo lance musical. bowie, lou reed, mate-me por favor! etc. vi suas comunidades e fiquei espantanda... UAU! que bom gosto você tem hein garota?! parabéns!!!

que pena que eu e meu marido decidimos dar um fim àquele orkut... ele deixa tudo muito vulnerável. porque seria legal trocar dicas de discos, vinis legals etc.

belo blog tb.

ps.: tomara que dê certo visitar meus parentes tb do rio pra ver o television. BAHHHH! essa banda é do caralho!!!

Juliana A. disse...

Obrigada, Lia! Eu estava pensando em ver o show do Television, mas não sei se vai dar (a grana tá meio curta). Mas acho que vou fazer um esforço (tem Elvis Costello na mesma noite, meu namorado está louco para ver).

Anônimo disse...

Sabe de uma coisa? eu odeio quando a evolução forçada pelas estações da moda tornam inevítável, senão previsível, a obsolescência de todos os produtos. Especialmente os cosméticos. Não só os cremes, que já doem pacas, mas as maquiagens principalmente. Aquele seu batom favorito, aquela sua sombra. Ou pior... Aquele único shampoo que deixava seu cabelo lindo. Não importa os clientes fiéis, é necessário dar aquela chacoalhada para deixar as coisas em movimento constante, sempre interessantes... Muitas vezes já fui privada, roubada mesmo, de meus vícios. E não gostei nada... Mas não adianta. A massa fala mais alto do que uma pessoa revoltada. É a lei sagrada do capitalismo. E talvez a que mais me irrite... Amei seu texto, baby...

Thiago Pinheiro disse...

Qualquer um que me conheça e entenda um tiquinho de economia, sabe que sou um liberal (maldito). Se o troço acaba, é pelo simples motivo que ninguém mais consome e não vale mais a pena para quem produz o produto continuar.

Isso é terrível para alguém como eu. Ou nós. Nós - é difícil eu dizer isso, não? Te amo garota.

Tá vendo? Ainda há demanda por você. Espero que também exista por mim.


E eu misturei economia com romantismo. Putz. Essa ninguém vai acreditar. Nem você.

Juliana A. disse...

Thiago, Thiago, só você para me fazer chorar às três e meia da manhã...

Juliana A. disse...

Eu sabia que você ia entender a minha situação, Nanda. O meu mundo caiu quando descobri que o creme tinha saído de circulação. E o pior é que eu já esperava por essa...